quinta-feira, 27 de maio de 2010


Origem dos festejos juninos.

Você sabe como começou?



              Estudos mostram que a dança de quadrilha teve origem na Inglaterra, por volta dos séculos XIII e XIV. A guerra dos Cem Anos entre França e Inglaterra, serviu também para promover uma transferência cultural entre esses países. A França adotou a quadrilha e levou-a para os palácios, tornando-a assim uma dança nobre. Rapidamente se espalhou por toda a Europa, sendo assim uma dança presente em todas as festividades da nobreza.
           Originalmente, em sua forma francesa, a quadrilha era dançada em cinco partes, em compassos que variavam de 6/8 a 2/4, dependendo da parte que estava sendo dançada, terminando sempre em um galope, que normalmente atravessava-se o salão.

           A quadrilha não só se popularizou, como dela apareceram várias dançars derivadas no interior. Assim a Quadrilha Caipira, no interior paulista (e Minas), o baile sifilítico na Bahia e Goiás, a saruê (deturpação de soirée) no Brasil Central e, porventura a mais interessante dentre todas elas, a mana chica e suas variantes. Várias danças do fandango usam-se com marcação de quadrilha, da mesma forma que o pericón e outros bailes guascas da campanha no Rio Grande do Sul.
          Nota-se que, numa coincidência que a Sociologia e a História explicam muito bem, uma dança nascida no meio do povo seis ou sete séculos atrás, voltou ao povo, em outro país e outra etnia mas praticamente conservando a mesma função antropológica, social e cultural. A Guerrra dos Cem Anos, entre a França e Inglaterra, acabaria levando a "country dance para a França. Lá, a palavra se afrancesou, transformou-se em contredance , uma dança em que os pares executam a coreografia, frente à frente, ou "vis-a-vis". A "contredance" se aportuguesou como "contradança" e quadrilha, mas que implica a formação de pares em alas apostas; a palavra é provavelmente derivada da "country dance" inglesa.

A quadrilha tem origem nobre,sabia?     
            Em dois séculos, a contradança perdeu aquela sua característica camponesa e rural para tornar-se a dança nobre por excelência, conquistando, primeiramente, a corte francesa e. em seguida, todas as cortes européias, incluindo a portuguesa.Chegou-se ao ponto de, no século 18, ela ter sido a grande dança protocolar, de abertura dos bailes da corte. A medida que ela foi se popularizando, principalmente no Brasil e Portugal, o nome quadrilha foi começando a ser usado, seguindo, aliás,uma terminologia utilizada na Espanha e na Itália, onde identificava a contradança, dançada por quatro pessoas. Desta"quadrilha de quatro derivou a "quadrilha geral .
            A quadrilha chegou ao Brasil no século XIX, com a vinda da Corte Real portuguesa. Rapidamente essa dança de salão, típica da nobreza, caiu nas graças do nosso povo animado e festeiro. É importante lembrar que a quadrilha é uma dança característica dos caipiras, pessoas que moram na roça e têm costumes muito pitorescos.
            Hoje, porém , a dança apresenta marcação alternadamente , em português e francês macarrônico e mesmo em francês e linguagem sertaneja , utilizando expressões como: "Balancê" que quer dizer Balancer ,significando que todos os participante devem dançar balançando em seus lugares ,pares desligados."Cumprimenta vis-a-vis.Avan. tú", que quer dizer avançar para o centro a fim de cumprimentar com acêno de cabeça. "Anarriér",que quer dizer voltar aos seus lugares.
          Em 1952 foram apresentadas, simultaneamente, 20 quadrilhas pelo " Baile do Poço " o que demonstrava o quanto este gênero era apreciado aqui no Brasil.  Os compositores brasileiros tomaram gosto pelo gênero e hoje em dia as quadrilhas possuem características bem nacionais.

A DANÇA DA QUADRILHA
                
           A quadrilha é dançada em homenagem aos santos juninos ( Santo Antônio, São João e São Pedro ) e para agradecer as boas colheitas na roça. Tal festejo é importante pois o homem do campo é muito religioso, devoto e respeitoso a Deus. Dançar, comemorar e agradecer.Em quase todo o Brasil, a quadrilha é dançada por um número par de casais e a quantidade de participantes da dança é determinada pelo tamanho do espaço que se tem para dançar. A quadrilha é comandada por um marcador, que orienta os casais, usando palavras afrancesadas e portuguesas. Existem diversas marcações para uma quadrilha e, a cada ano, vão surgindo novos comandos, baseados nos acontecimentos nacionais e na criatividade dos grupos e marcadores.

Personagens das Festas Juninas
          Existem muitos personagens típicos das festas juninas, porém  a descaracterização deste festejo tão bonito esta crescendo, há aqueles que querem inovar inserindo personagem do cotidiano, como por exemplo: homem aranha, meninas super-poderosas, avatar, dentre outros, esquecendo-se que o bonito da festa são seus personagem tipicos desse festejo que trazem a alegria e a vivacidade as festas. Vamos relembrar alguns?
           Os personagens são: os noivos, os pais do noivo, os pais da noiva, os padrinhos e as madrinhas, o padre, às vezes, o sacristão, o delegado,  com alguns soldados, o juiz com o escrivão; os demais integrantes do grupo são convidados. Incorporam também uma rainha e princesas do milho ou da espiga, escolhidas através da venda de votos, que é uma forma de angariar recursos financeiros para cobrir as despesas.




segunda-feira, 17 de maio de 2010


O QUE É UM SIMULADO?




             O objetivo do simulado é auxiliar na preparação do candidato, que poderá verificar seu desempenho antes de realizar a prova oficial.
             A preparação para prestar vestibular passa necessariamente pelo “treinamento” de realizar provas. O dia de realização da prova do concurso é um momento singular em que diversos fatores influenciam o desempenho do candidato, desde o nervosismo em estar frente a frente com a prova até a pressão de conseguir resolver as questões dentro do prazo previsto (de três a quatro minutos por questão).

           Desenvolver uma estratégia de realização de provas é fundamental para se obter sucesso em qualquer vestibular, pois acontece de o aluno se deter em uma questão relativamente fácil por mais de 10 minutos e no final a questão ser anulada por conter erros que inviabilizavam sua resolução.
          Outro aspecto determinante para a decisão de fazer simulado é a auto-avaliação que o candidato pode fazer da evolução de seus estudos e a comparação, a nível nacional, com os concorrentes que prestarão o mesmo concurso. Em alguns momentos, os alunos superestimam seu conhecimento em determinada disciplina, chegando a deixar o estudo da mesma para segundo plano (comum em português e língua estrangeira). Em outras ocasiões, o candidato subestima a evolução do seu aprendizado na disciplina, sempre achando que ainda não tem condições de enfrentar uma prova.
           Só a prática, a realização de uma prova simulada, pode apresentar esses elementos comparativos da evolução do aprendizado para o candidato. As provas simuladas não objetivam estimular o ego dos que se consideram bem preparados ou desestimular os que se consideram mal preparados. Afinal, ninguém nasceu sabendo e errar é o primeiro passo para se aprender o caminho correto.
A quem se destinam os simulados?

         Os simulados se destinam a todo e qualquer aluno interessado em prestar vestibular ou qualquer concurso, desde aqueles que já estão se preparando a longa data até aos que nunca estudaram especificamente para vestibular ou concursos, mas tem a intenção de fazê-lo.
          O objetivo de cada aluno é específico, de tal forma que os alunos experientes buscam descobrir em que pontos sua preparação ainda pode ser melhorada e os alunos iniciantes buscam uma avaliação inicial para direcionar seus estudos.
Uma barreira que deve ser superada pelo candidato é o “medo” ou “vergonha” do fracasso. Aqueles que almejam prestar provas de vestibular com muitas vezes mais de 50 mil candidatos para 500 vagas não podem ter este tipo de postura.
Vencedor não é aquele que nasceu vencendo, mas aquele que não teve medo de enfrentar os desafios e soube descobrir e superar suas deficiências.

Dia 30 de maio haverá o II SIMULADO "CLASSE A"  será mais uma ferramenta para você aluno testar seus conhecimentos e buscar aprimorar onde houver necessidade, o simulado contribuí para que você possa realizar um vestibular com grande sucesso,alcançando o que você mais deseja, sua vaga na faculdade.

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Mãe deveria viver para Sempre( Carlos Drummond)

Nossa Homenagem as mães Classe A,


Mãe da Aluna Grabriela Yale Lima,2ª A

"Você é algo assim, é tudo pra mim.." Te amo mãe! (L) Gabriela Yale.

Mãe da Aluna Victória Liz de Oliveira, 2ª B

"Mãe, nesse dia especial, estamos longe uma da outra e, para mostrar o quanto você é especial, pensei em homenageá-la desta forma. Te amo muito, mãe" Victória Liz


Mãe da Aluna Wanderlany Mendes de Souza 2ª B

"Mãe, você é a luz que me ilumina toda manhã, te quero sempre por perto, porque eu te amo." Wanderlany


Mãe do Aluno Vinicius Brito,3ªsérie A
Mãe do aluno Keizon 7ºC e Ketson 1ªA
Mãe sem você eu não seria nada na minha vida, TE AMO! Keizon e Ketson

Mãe deveria viver para Sempre

Não há palavras para definir o significado de MÃE, são mulheres que dedicam sua vida pela felicidade da vida de seus filhos, fazem o possivel e o impossivel para que tudo ocorra de maneira maravilhosa, no intuito de fazer com que seus filhos sejam sempre feliz. Sabem sempre dar aquele puxão de orelha com ternura, mesmo que nos pareça uma bronca horrivel, seus conselhos sempre são para nos querer o bem, é toda mãe e a melhor do mundo por sempre querem construir um mundo melhor para que seu filho possa viver.
TODAS AS MÃES SÃO BENÇÃOS DO SENHOR, e como diz Carlos Drummond, jamais deveriam morrer,por que são elas que alicerçam nossa vida...

PARA SEMPRE
Carlos Drummon de Andrade                      

Por que Deus permite
que as mães vão-se embora?
Mãe não tem limite,
é tempo sem hora,

luz que não apaga
quando sopra o vento
e chuva desaba,
veludo escondido
na pele enrugada,
água pura, ar puro,
puro pensamento.

Morrer acontece
com o que é breve e passa
sem deixar vestígio.
Mãe, na sua graça,
é eternidade.

Por que Deus se lembra
- mistério profundo -
de tirá-la um dia?

Fosse eu Rei do Mundo,
baixava uma lei:
Mãe não morre nunca,
mãe ficará sempre
junto de seu filho
e ele, velho embora,
será pequenino
feito grão de milho

quarta-feira, 5 de maio de 2010

QUANDO INICIOU A COMEMORAÇÃO DO DIA DAS MÃES

           Dia das Mães também designado de Dia da Mãe teve a sua origem no princípio do século XX, quando uma jovem norte-americana, Anna Jarvis, perdeu sua mãe e entrou em completa depressão. Preocupadas com aquele sofrimento, algumas amigas tiveram a ideia de perpetuar a memória da mãe de Annie com uma festa. Annie quis que a homenagem fosse estendida a todas as mães, vivas ou mortas. Em pouco tempo, a comemoração e consequentemente o Dia das Mães se alastrou por todos os Estados Unidos e, em 1914, sua data foi oficializada pelo presidente Woodrow Wilson: dia 9 de Maio.
             Dados Históricos: A mais antiga comemoração dos dias das mães é mitológica. Na Grécia antiga, a entrada da primavera era festejada em honra de Rhea, a Mãe dos Deuses.
            O próximo registro está no início do século XVII, quando a Inglaterra começou a dedicar o quarto domingo da Quaresma às mães das operárias inglesas. Nesse dia, as trabalhadoras tinham folga para ficar em casa com as mães. Era chamado de "Mothering Day", fato que deu origem ao "mothering cake", um bolo para as mães que tornaria o dia ainda mais festivo.
           Nos Estados Unidos, as primeiras sugestões em prol da criação de uma data para a celebração das mães foi dada em 1872 pela escritora Júlia Ward Howe, autora de O Hino de Batalha da República.
          No Brasil, o primeiro Dia das Mães brasileiro foi promovido pela Associação Cristã de Moços de Porto Alegre, no dia 12 de maio de 1918. Em 1932, o então presidente Getúlio Vargas oficializou a data no segundo domingo de maio. Em 1947, Dom Jaime de Barros Câmara, Cardeal-Arcebispo do Rio de Janeiro, determinou que essa data fizesse parte também no calendário oficial da Igreja Católica.

FONTE:http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_das_M%C3%A3es


segunda-feira, 3 de maio de 2010

O que é Bulling?
                 Bulling é uma discriminação, feita por alguns cidadãos contra uma única pessoa. Mas não é uma coisa simples, que se pode vencer de um dia para o outro. Bulling é um mal que se carrega durante um período da vida muitíssimo grande. Quando alguém diz que seu cabelo está estranho, você provavelmente vai correndo para o espelho mais próximo para se arrumar. Agora imagina duas, três, dez pessoas, todo o dia, falando mal do seu cabelo, de coisas que você não tem culpa por ter ou muitas vezes por não ter. Sim, isso seria completamente insuportável, quer dizer, sua alto estima fica lá embaixo, e os malvados causadores do bulling seriam os heróis. O que você faria? Se mataria? Sim, existem crianças que se suicidam, mas não com a idéia de que a vida delas é uma droga, e, sim, de que eu vou morrer porque sou feia e tudo que eles dizem é verdade.

                   Apelidos como "rolha de poço", "baleia", "quatro olhos", vara pau entre outros e atitudes como chutes, empurrões e puxões de cabelo. Alunos "esforçados" que geralmente sofrem represalias por parte de seus colegas em geral não por caracteriticas fisicas mas também intelectuais são comportamentos típicos de alunos em sala de aula. Brincadeiras próprias da idade? Não. São atos agressivos, intencionais e repetitivos, que ocorrem sem motivação evidente e que caracterizam o chamado fenômeno bullying.
                   Sem equivalente na língua portuguesa, bullying é um termo inglês utilizado para designar a prática desses atos agressivos. As conseqüências são o isolamento, a queda do rendimento escolar, baixa auto-estima, depressão e pensamentos negativos de vingança.
                    Estudos mundiais revelam que, de 5% a 35% dos alunos estão envolvidos nesse tipo de comportamento. No Brasil, alguns estudos demonstraram que esses índices chegam a 49%.
                                     Com os avanços da tecnologia, esse constrangimento saiu das escolas onde era um lugar comum dessa prática e partiu para internet e ganhou força. A nova prática recebeu o nome de “Cyberbulling” e se infiltrou em correios eletrônicos, blogs, Orkut, Msn, etc. O agressor nesse caso, muitas vezes escondido atrás de um apelido, dissemina sua raiva e felicidade enviando mensagens ofensivas a outras pessoas. Em muitos casos, ele exibe fotos comprometedoras, altera o perfil das vítimas e incita terceiros a reforçar o ataque. O único propósito é a humilhação da vítima e isolamento daquele que é considerado mais fraco ou diferente.
             “Quem agride, quer que o seu alvo se sinta infeliz como na verdade ele é. É provável que o agressor também tenha sido humilhado um dia, descarregando no mais frágil a sua própria frustração e impotência”(Maluh Duprat).
               Não é interessante responder às provocações, pois isso aumentaria a raiva do agressor e é exatamente isso que ele quer. “Outra coisa importante é não manter segredo da ofensa, intimidando-se. Pode ser um bom momento de lidar com os próprios complexos, de superar com a ajuda da família ou dos superiores no trabalho uma situação de confronto maior que seus recursos internos”.
               Bulling não é nada bom, e se você conhece alguém que sofre com isso, ajude-o. Pois você se beneficiará com uma nova amizade ou quem sabe salvando uma vida.

NAO FAÇA PARTE DESSE GRUPO QUE TEM PRAZER EM FAZER O OUTRO INFELIZ, FAÇA A DIFERENÇA...É SEMPRE BOM TER NOVOS AMIGOS, E COM UMA ATITULDE HUMANA PODEMOS CRIAR UM MUNDO BEM MELHOR.

fonte: http://www.artigonal.com/educacao-artigos/bulling-nas-escolas-1493694.html
Você sabe o que é a OBA?


A OBA é  OLIMPIADAS BRASILEIRAS DE ASTRONOMIA, é um evento aberto à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, para alunos do primeiro ano do ensino fundamental até aos do último ano do ensino médio A OBA ocorre totalmente dentro da própria escola, tem uma única fase e é realizada dentro de um só ano letivo. A participação dos alunos é voluntária e não há obrigatoriedade de número mínimo ou máximo de alunos. Ao final da OBA todos alunos recebem um certificado de participação, bem como os professores envolvidos no processo e também os diretores escolares..
Há uma série de atividades a serem desenvolvidas, como mostra o site: http://www.oba.org.br/sisglob/sisglob_arquivos/pasta_downloads/2010/atividade_pratica_2010.pdf


outro site para você fazer suas pesquisas e matar curiosidades


http://pontociencia.org.br/
http://www.teatrodasestrelas.com.br/index_arquivos/layout.htm
http://noticias.uol.com.br/ultnot/cienciaesaude/ultnot/2009/02/18/ult4477u1366.jhtm
Diversas imagens do sistema solar
http://www.reocities.com/naelton/sistsol.html