O QUE É UM SIMULADO?
O objetivo do simulado é auxiliar na preparação do candidato, que poderá verificar seu desempenho antes de realizar a prova oficial.
A preparação para prestar vestibular passa necessariamente pelo “treinamento” de realizar provas. O dia de realização da prova do concurso é um momento singular em que diversos fatores influenciam o desempenho do candidato, desde o nervosismo em estar frente a frente com a prova até a pressão de conseguir resolver as questões dentro do prazo previsto (de três a quatro minutos por questão).
Desenvolver uma estratégia de realização de provas é fundamental para se obter sucesso em qualquer vestibular, pois acontece de o aluno se deter em uma questão relativamente fácil por mais de 10 minutos e no final a questão ser anulada por conter erros que inviabilizavam sua resolução.
Outro aspecto determinante para a decisão de fazer simulado é a auto-avaliação que o candidato pode fazer da evolução de seus estudos e a comparação, a nível nacional, com os concorrentes que prestarão o mesmo concurso. Em alguns momentos, os alunos superestimam seu conhecimento em determinada disciplina, chegando a deixar o estudo da mesma para segundo plano (comum em português e língua estrangeira). Em outras ocasiões, o candidato subestima a evolução do seu aprendizado na disciplina, sempre achando que ainda não tem condições de enfrentar uma prova.
Só a prática, a realização de uma prova simulada, pode apresentar esses elementos comparativos da evolução do aprendizado para o candidato. As provas simuladas não objetivam estimular o ego dos que se consideram bem preparados ou desestimular os que se consideram mal preparados. Afinal, ninguém nasceu sabendo e errar é o primeiro passo para se aprender o caminho correto.
A quem se destinam os simulados?
Os simulados se destinam a todo e qualquer aluno interessado em prestar vestibular ou qualquer concurso, desde aqueles que já estão se preparando a longa data até aos que nunca estudaram especificamente para vestibular ou concursos, mas tem a intenção de fazê-lo.
O objetivo de cada aluno é específico, de tal forma que os alunos experientes buscam descobrir em que pontos sua preparação ainda pode ser melhorada e os alunos iniciantes buscam uma avaliação inicial para direcionar seus estudos.
Uma barreira que deve ser superada pelo candidato é o “medo” ou “vergonha” do fracasso. Aqueles que almejam prestar provas de vestibular com muitas vezes mais de 50 mil candidatos para 500 vagas não podem ter este tipo de postura.
Vencedor não é aquele que nasceu vencendo, mas aquele que não teve medo de enfrentar os desafios e soube descobrir e superar suas deficiências.
Dia 30 de maio haverá o II SIMULADO "CLASSE A" será mais uma ferramenta para você aluno testar seus conhecimentos e buscar aprimorar onde houver necessidade, o simulado contribuí para que você possa realizar um vestibular com grande sucesso,alcançando o que você mais deseja, sua vaga na faculdade.




Nenhum comentário:
Postar um comentário
Valeu pelo comentário!