A África do Sul espera, assim como o Brasil para 2014, que a Copa do Mundo ajude a resolver os problemas do país. Os problemas da África do Sul começaram antes do Brasil. Os primeiros europeus a chegar ao país foram os portugueses. Bartolomeu Dias aportou na ilha onde Nelson Mandela seria preso, 12 anos antes de Pedro Álvares Cabral chegar ao Brasil.
Mil anos antes, no país sul-africano, os mais abastados tinham palácios. As diferenças sociais e étnicas de então persistem. Nos últimos dois séculos o país sofreu muitas guerras: holandesas contra xhosas, ingleses contra zulus, fazendeiros bôeres contra os ingleses. Na primeira guerra, os sul-africanos tomaram a Namíbia dos alemães e protegeram Paris dos alemães, perdendo 80% de uma brigada de infantaria.
Eles participaram da Segunda Guerra e da Guerra da Coreia. Duas grandes figuras da humanidade, Winston Churchill e Mahatma Gandhi chegaram à África do Sul na mesma época e na mesma província de Natal em tempos de guerra e de discriminação.
Churchill foi prisioneiro dos bôeres por dois meses e Gandhi foi preso por defender os direitos de indianos e negros. Depois, voltou para libertar a Índia da Inglaterra de Churchill. E teve Mandela, que foi da prisão do apartheid para o poder da pacificação. Mas, em um país pujante, não conseguiu administrar grandes problemas sociais.
A África do Sul é um país que, com tantos contrastes, antes mesmo de começar a Copa, já dá de 5 a 0 no Brasil no placar de prêmio Nobel: três da paz e dois de literatura.
Origem da Copa do Mundo
A primeira edição aconteceu em 1930, no Uruguai, com a vitória da seleção da casa. Nesse primeiro mundial, não havia torneio eliminatório, e os países foram convidados para o torneio. Nos anos de 1942 e 1946, a Copa não ocorreu devido à Segunda Guerra Mundial.
O Brasil é o país que alcançou mais títulos mundiais - cinco (1958, 1962, 1970, 1994 e 2002) - e o único pais que ganhou fora de seu continente. É também o único país a ter participado de todos os Campeonatos. Segue-se a seleção da Itália, tetracampeã (1934, 1938, 1982 e 2006); a Alemanha, tricampeã (1954, 1974 e 1990); os bicampeões Argentina (vencedora em 1978 e 1986) e Uruguai (vencedor em 1930 e em 1950); e, por fim, com um único título, as seleções da Inglaterra, campeã em 1966, e da França, campeã em 1998.
A Copa do Mundo é o segundo maior evento desportivo do mundo, ficando atrás apenas dos Jogos Olímpicos de Verão. É realizada a cada quatro anos, tendo sido sediada pela última vez em 2006 na Alemanha, com a Itália como campeã, ficando a França em segundo lugar, o país organizador a Alemanha em terceiro e Portugal em quarto. Em 2010, terá lugar na África do Sul e, em 2014, o Brasil será o país sede, conforme anúncio da FIFA no dia 30 de novembro de 2007. Desde a Copa do Mundo de 1998 é realizada com 32 equipes participantes.
Nas primeiras edições as sedes eram escolhidas em encontros nos congressos da FIFA. As escolhas eram sempre polêmicas devido a longa viagem da América do Sul à Europa (e vice-versa), as duas grande potências futebolísticas da época (e ainda hoje). A decisão da primeira Copa que aconteceu no Uruguai, por exemplo, levou à participação de apenas quatro seleções da Europa.[8] As duas Copas seguintes foram na Europa. A decisão de sediar a Copa do Mundo de 1938 na França foi outra grande polêmica, já que os países americanos desejavam um sistema rotativo de sedes. Ou seja, uma edição na Europa e a seguinte na América do Sul. Como a Copa de 1934 tinha sido na Itália, a sede da edição de 38 teria que ser teoricamente na América do Sul, o que de fato não ocorreu. Isso fez com que tanto o Uruguai e a Argentina boicotassem o torneio.
Após a Segunda Guerra Mundial para evitar qualquer tipo de boicote ou controvérsia a FIFA adotou o padrão de rotacionar as sedes entre a América e a Europa, que foi usado até a Copa do Mundo de 1998. A edição de 2002, que teve como sede tanto Japão quanto Coreia do Sul foi a primeira sediada fora desses dois continentes. Já a edição de 2010 será a primeira na África, mais precisamente na África do Sul.
Curiosidades da África
O continente africano ocupa o segundo lugar em extensão no planeta Terra e que é o mais quente, tendo desertos abrasadores, densas florestas tropicais e extensas savanas cheias de vida. Com culturas muito variadas, os habitantes vivem na sua maioria no campo, sendo cada vez mais os que vão para as cidades em busca de trabalho. Este continente está ligado à Ásia e só um estreito o separa da Europa, o estreito de Gibraltar. O Sara é o maior deserto do planeta e cobre quase um terço do continente africano onde se encontram as dunas mais altas do mundo.
***Após a Segunda Guerra Mundial para evitar qualquer tipo de boicote ou controvérsia a FIFA adotou o padrão de rotacionar as sedes entre a América e a Europa, que foi usado até a Copa do Mundo de 1998. A edição de 2002, que teve como sede tanto Japão quanto Coreia do Sul foi a primeira sediada fora desses dois continentes. Já a edição de 2010 será a primeira na África, mais precisamente na África do Sul.
Em 30 de Novembro de 2007 foi decidido que a Copa do Mundo de 2014 será no Brasil. As 12 cidades sedes dos jogos foram definidas no dia 31 de maio de 2009, em anúncio oficial da FIFA na cidade de Nassau, capital das Bahamas. São elas: Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Manaus (AM), Natal (RN), Porto Alegre (RS), Recife/São Lourenço da Mata (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Paulo (SP). O sistema de escolha da sede evoluiu ao longo dos tempos, sendo hoje escolhido pela comitê executivo da FIFA, seis anos antes da Copa.
Curiosidades da África
O continente africano ocupa o segundo lugar em extensão no planeta Terra e que é o mais quente, tendo desertos abrasadores, densas florestas tropicais e extensas savanas cheias de vida. Com culturas muito variadas, os habitantes vivem na sua maioria no campo, sendo cada vez mais os que vão para as cidades em busca de trabalho. Este continente está ligado à Ásia e só um estreito o separa da Europa, o estreito de Gibraltar. O Sara é o maior deserto do planeta e cobre quase um terço do continente africano onde se encontram as dunas mais altas do mundo.
Os maiores estádios da Copa estão em Johannesburgo. São eles: o Soccer City, com capacidade para 94,7 mil espectadores, e o de Durban com capacidade para 70 mil. A abertura e a grande final da competição serão justamente na província de Gauteng, onde também fica a capital Pretória.
A África do Sul é cheia de encantos, devido aos destaques culturais. Na África, a direção do carro é contrária. A direção é pela direita.O clima e a geografia favoráveis da África do Sul fazem dos esportes (inclusive os radicais) uma atração para o ano inteiro. Futebol e rúgbi são as paixões nacionais.
A África do Sul possui uma variada herança arquitetônica, para a qual contribuíram todos os grupos culturais da história do país.
A África do Sul tem três capitais: Pretória é a administrativa, onde fica o presidente; Cidade do Cabo, a capital legislativa; e Bloemfontein, a capital judiciária.
A moeda usada na África do Sul é Rand. Para entrar na África do Sul é necessário apresentar o certificado de vacinação contra a febre amarela.
Quem pretende viajar para a África do Sul deve saber que lá as tomadas não carregam celular, quem vai viajar deve levar um adaptador. É muito importante saber que na África do Sul é difícil encontrar táxis e ônibus. Para quem vai passar um tempo lá, tem que alugar um carro ou usar vans que por sinal estão sempre lotadas.
Quem faz os trabalhos pesados (trabalhar na roça, carregar coisas na cabeça, etc) geralmente são as mulheres. Os homens também fazem, mas menos que as mulheres.
Na África do Sul a temperatura das águas é insuportável de tão gelada. Porém existe as águas com temperaturas agradáveis que são as águas das praias banhadas pelo oceano índico.
Este é o país da diversidade que fala em onze idiomas, mas o inglês é suficiente para a comunicação. Isso se você não acabar falando em português mesmo, devido ao crescimento de imigrantes vindos da Angola,Cabo Verde e Moçambique.
fonte:http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2010/06/pais-da-copa-do-mundo-e-muito-bom-em-gol-de-cabeca.html
http://pt.shvoong.com/exact-sciences/1690660-curiosidades-%C3%A1frica/
http://paises.hlera.com.br/africa/africa-do-sul/curiosidades-sobre-a-africa-do-sul.htm










Nenhum comentário:
Postar um comentário
Valeu pelo comentário!